Greepeace

Greepeace

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ornitorrinco
(Ornithorhynchus anatinus)


Uma charada ambulante
Ele tem quatro patas, um bico e dentes quando é pequeno. É peludo, mas as patas dianteiras são como asas. As traseiras têm esporões venenosos. Bota ovos, choca-os, e depois amamenta os filhotes. O que é que é? Resposta: o orntitorrinco. Durante um século após sua descoberta, os cientistas quebraram a cabeça pensando com o classificar esse estranho animal. Finalmente, decidram classificá-lo como um mamífero numa ordem especial, a dos Monotremados.
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Monotremata
Família: Ornithorhynchidae
CARACTERÍSTICA:
Comprimento do macho: 40 cm mais 13 cm de cauda
Esporões nas patas trazeiras
Período de incubação: 10 dias
Ovos: 2 ou 3 de cada vez
Maturidade: 1 ano
Tempo de vida 15 anos
O ornitorrinco vive na Autrália e na Tasmânia, às margens dos rios e banhados. Tem patas palmadas e por isso é um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos. Dentro da água seus olhos e ouvidos se fecham. Ele cavoca a lama com seu bico, a rpcura de comida. O bico não é ósseo, mas coberto por uma membrana sensível. O ornitorrinco alimenta-se de girnos, crustáceos, vermes e peixinhos. Embora o ornitorrinco passe a maior parte do tempo na água, o ornitorrinco cava sua toca na margem. A fêmea do ornitorrinco cava uma toca de até 1,80 m de comprimento, onde choca seus ovos. Ela amamenta os filhotes durante quatro meses. Os filhotes têm menos de 2,5 c m ao nascer, e chegam a 30 cm de comprimento antes de serem desmamados.

domingo, 19 de agosto de 2012


Bestial


Assistindo ao Discovery Channel esta semana, vi Vida Selvagem que mostrava a convivência de leões e hienas. O mais interessante que eles estavam mostrando imagens das caçadas noturnas. Pelo aspecto repugnante e as risadinhas sarcásticas, as hienas não nutrem qualquer simpatia. Os leões, pelo contrário, reis da floresta, com desenhos animados pela Disney, parecem ser maravilhosos, imponentes, superiores.
Nada como assistir ao Discovery para derrubar mitos.
Há algum tempo descobriu-se que quem caça é a fêmea. O rei, preguiçoso, só copula e mantém os outros machos afastados do seu harém. Só vai a caça quando as coisas estão extremas.
Neste Vida Selvagem que assisti, mostrou-se mais uma experteza do felino. A noite as hienas caçam e os leões esperam que elas abatam a caça para então espantá-las e ficar com a carne. As hienas com a carcaça. Como pode o rei da floresta, tão decantando pela Disney ser tão malévolo. No desenho, a hiena é o mal. Coitadinho do leãozinho.
Na semana retrasada assisti, também no Discovery Grizzily Man. Um documentário sobre um louco que achava que podia ser um urso. Ou protegê-los. Thimothy Treadwell resolveu passar a viver com os ursos em um parque nos Estados Unidos. Escondido é claro das autoridades. Levou câmera, barraca, comida, a namorada e passou meses lá filmando e vivendo com os ursos.
Não custa dizer que o documentário não foi ele quem terminou. Foi Werner Herzog. Treadwell, o grizzily man, foi destroçado junto com a namorada por um urso. O ataque não foi filmado pelo finado, porque a tampa da lente da máquina não foi retirada. O ataque foi surpresa. Só tem gravado os gritos e o som da carnificina.
Nós todos somos tão animais quanto estes antes descritos. Nossa que observação!!! Ele é tão observador!!! Diriam alguns. Nós, humanos, do alto da nossa postura leonina, às vezes esquecemos da besta que está escondida dentro de nós.
Quantas vezes você sai de casa, evita um determinado caminho por sentir uma sensação extranha. Pressente o perigo e muda de rota. Lembram que os animais escaparam do tsunami porque eles sentiram o perigo se aproximando e foram para as montanhas? Tem muita gente que não gosta de pensar que tem instintos. Se acham superiores, estão acima do bem e do mal, pensam mais que os outros, não deixam a parte animal fazer o seu papel na sua própria vida. Parece contraditório. O racional ser dominado pelo irracional. A palavra chave desta questão é: EQUILÍBRIO. Como já postaram anteriormente aqui no blog, respondendo a alguma questão anterior.
Em música, a técnica sempre tem que estar a serviço dos sentimentos. Música pela técnica, não arrepia ninguém. É agradável mais não inspira. Não causa nenhum dano.
O racional tem que estar a serviço do irracional.
Uma coisa que descobri semana passada que o irracional quando domina o racional ele é cego, surdo e mudo. Você começa a agir focado num objetivo só: na caça. Você não percebe o que ocorre a sua volta, não escuta o que falam para você e não balbucia qualquer palavra. Numa fração de segundos você age de forma instintiva, o corpo responde de imediato, as ações todas voltadas a abater o inimigo ou a vítima.
Detonação rápida de todo um processo totalmente natural em todos os animais. Entretanto, totalmente repulsivo no meio que vivemos.
Não condenamos os leões.
Nem as hienas.
Muito menos o urso que matou o grizzily man.
Eu me condeno.

sábado, 11 de agosto de 2012


Animais em EXTINÇÃO

Seja em África, na América, na Europa, na Ásia ou na Oceânia, são muitos os animais em perigo de se extinguirem do mundo pela número reduzido de espécies que restam. Os motivos do seu quase desaparecimento são vários: destruição do habitat natural pela poluição humana, pela caça e perseguição humana, pela humanização de habitats, enfim… Mais uma vez o homem se sobrepõe a outros animais que têm tanto direito à vida como ele.

Sabia que: para se fazer um casaco de pele, matam-se 24 raposas ou 65 visons, 8 focas ou 42 raposas vermelhas, 400 esquilos ou 30 lontras, dependendo do tipo de casaco? Infelizmente ainda há pessoas que gostam de andar vestidas com a pele de um animal morto. Abaixo está uma lista de animais em vias de extinção, que ainda podemos salvar.

ARARA-AZUL GRANDE
A arara-azul é maior ave entre os psitacídeos (família que inclui os papagaios, periquitos, jandaias e outras araras) e está ameaçada de extinção. Restam apenas 3.000 araras-azuis na natureza, a maior parte delas no Pantanal. A destruição do seu habitat e a sua captura para o comércio são os dois factores que, combinados, levaram-na ao risco de extinção.
TUCANO
Tem a sua existência ameaçada no seu habitat natural, a selva amazónica, mas os esforços do governo brasileiro já revelam um aumento no número destas aves. Apesar disto já está extinta no estado federal de São Paulo.
ÁGUIA REAL
Está em vias de extinção porque o homem destruiu o seu habitat e teima em roubar-lhe a sua fonte de alimento: a caça.
BALEIA-AZUL

Vive em todos os oceanos e está ameaçada pela caça intensa e pela poluíção das águas, como as marés negras.
LONTRA
Classificada como Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Entre os vários factores que colocam a espécie em perigo contam-se: a poluição e destruição do ambientes aquático, o uso de pesticidas na agricultura que afecta a qualidade da água dos rios, os atropelamentos e a perseguição directa por parte do Homem devido à concorrência pelo peixe. Há a contar ainda com o facto de a sua pele ter um elevado valor no sector têxtil.

TARTARUGA MARINHA
A poluição, as redes de pesca em que ficam presas e a procura dos seus ovos pela cozinha asiática têm reduzido significativamente esta espécie.
ELEFANTE AFRICANO
Vive nas savanas em África e está ameaçado pela caça marfim.
RINOCERONTE NEGRO

Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de 2 em 2 anos – e, portanto, muito vulneráveis à caça, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat. Eles têm sido caçados intensivamente porque praticamente todas as suas partes são usadas na medicina tradicional. A parte mais valiosa é o corno, que tem sido usado como afrodisíaco, para curar febres, para cabos de adagas, ou para preparar uma poção que supostamente permite detectar venenos.


CHIMPANZÉ
Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental. Há um século atrás havia aproximadamente dois milhões.
GORILA-DAS-MONTANHAS

Vive nas florestas tropicais de África e está ameaçado pela caça e degredação do seu habitat.
ONÇA

A onça é o maior felino do continente americano, encontrada desde os Estados Unidos até o sul da Patagónia. Apesar do corpo compacto que chega a pesar 150 kg e medir 2,5 metro, ela movimenta-se com graça e agilidade.
OCELOTE
A caça intensiva a este animal, motivada pela beleza da sua pele, motivou a redução drástica do número de indivíduos. Com a lei de proibição à caça este comércio diminuiu e hoje a principal ameaça a este felino é a destruição de seu habitat. A espécie é classificada como ameaçada de extinção.


PUMA
A redução do seu habitat natural, a competição de outros grandes felinos pela caça, a redução do número de animais que constituem a sua base de alimentação e a perseguição humana na ânsia de proteger os seus rebanhos, colocaram este felino em risco.
RINOCERONTE DE JAVA

Vive nas florestas tropicais da Ásia. Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de dois em dois anos – e, portanto, muito vulneráveis à caça, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat. Eles têm sido caçados intensivamente porque praticamente todas as suas partes são usadas na medicina tradicional. A parte mais valiosa é o corno, que tem sido usado como afrodisíaco, para curar febres, para cabos de adagas, ou para preparar uma poção que supostamente permite detectar venenos.

TIGRE DE BENGALA
Vive na floresta da Índia e está ameaçado pela caça humana. Estes animais valem mais mortos do que vivos, tanto pela sua pele cobiçada como pela medicina chinesa que aproveita quase todas as partes do seu corpo.

LINCE-IBÉRICO
É considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.
LOBO-IBÉRICO
As causas do declínio do lobo são a sua perseguição directa e o extermínio das suas presas selvagens. O declínio é actualmente agravado pela fragmentação e destruição do habitat e pelo aumento do número de cães vadios/assilvestrados.
PANDA GIGANTE
A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (base alimentar do Panda) e a caça voraz colocaram o panda sob sério risco de extinção. Dificultando ainda mais a preservação da espécie, a sua capacidade de procriar é mínima.

URSO PARDO
A espécie encontra-se ameaçada, entre outros factores, pela destruição do seu habitat natural e pela poluição.
DIABO DA TASMANIA
Foi caçado durante a colonização por agricultores, que viam os seus galináceos mortos por este animal. Por outro lado, pensa-se que os Dingos são responsáveis pela erradicação do Diabo da Tasmânia da Austrália. Actualmente o Diabo da Tasmânia é uma espécie protegida




KOALA
Estão sob um processo de extinção que se iniciou com a colonização inglesa na Austrália onde surgiu o culto de caçar e matar Koalas para usar a sua pele. Hoje, a caça não é o maior risco enfrentado por estes animais, que são mortos por queimadas nas florestas e por falta de árvores que são cortadas pelos lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, eles acabam por se moverem para as cidades, onde são mortos por cães, ou atropelados em estradas.
ORNITORRINCO
A poluição dos rios e lagos tem destruído significativamente a população destes animais.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012


PITBULL ATACA O DONO E MORRE A TIROS EM CURITIBA


O video apareceu na tv aberta, e foi informado o motivo do ataque, o homem do video era um bêbado, e sempre que bebia ele entrava no canil e batia no cachorro. então agora tudo faz sentido do porque ele estava sozinho com o cachorro e um pedaço de pão ao lado !

Um cão da raça pit bull teve de ser abatido com cinco tiros, no início da noite de ontem, por guardas municipais. Ele estraçalhou parte do braço do dono, atacado no quintal da residência, na Avenida Presidente Wenceslau Braz, bairro Lindóia. Mesmo com três tiros, o cachorro reagiu e avançou na cabeça, pescoço e no outro braço de Dejail César Gonçalves, 54 anos, que foi levado em estado grave ao Hospital do Trabalhador.
Por volta das 18h, testemunhas do ataque correram até o módulo da Guarda Municipal, localizado a poucos metros da casa da vítima. Quando a equipe foi até a residência, o homem estava caído e com o braço esquerdo dilacerado. Não restou outra opção senão atirar no cachorro agressivo.

Resistente
Três tiros acertaram o pit bull, que resistiu e avançou novamente no dono, abocanhando a cabeça, o pescoço e o braço direito. "O cachorro não cessou o ataque. Foi preciso disparar mais dois tiros para conter o animal. A vítima teve o braço dilacerado e possivelmente terá que amputá-lo", contou o guarda Jamur.
De acordo com o guarda, há relatos de que o "cão endiabrado" já teria avançado em outras pessoas, porém a mulher do dono teria pedido para que não o sacrificassem.

Primeiramente quero deixar bem claro que em momento algum foi omitido ajuda, nós que estávamos perto do local ouvimos pedidos de socorro e fomos ver o que estava acontecendo, no mesmo momento foram executadas os principais pedidos de ajuda. O local onde o homem se encontrava era de difícil acesso, estava preso dentro do canil com o cachorro, no seu quintal tinha mais cães soltos, o muro era alto e tinha estacas afiadas, qualquer tentativa de alguem interferir no ataque poderia acabar ferindo mais pessoas e provocando mais ferimentos no homem.
O video foi registrado para mostrar a agressividade do cão, que atacou o próprio dono e não o soltava por nada. O homem pedia por uma faca, mas nesse momento parecia que não tinha ninguém em casa ou mesmo visinhos.
O primeiro corte do video foi o momento em que sai correndo para pedir ajuda no modulo da guarda municipal, a segunda parte do video, depois dos 2 minutos foi o momento em que os guardas efetuaram a operação, não deu para gravar o momento da execução do animal porque eles chegaram antes de nós no local !
Sai correndo a procura de alguem armado, algum segurança dos estabelecimentos próximos, e parei num modulo da guarda municipal que ficava a aproximadamente meio km do local, os guardas pediram mais informações sobre o que estava acontecendo e onde ficava, pegaram o carro e foram até o local, de longe, deu para ouvir os 4 disparos. quando retornamos ao local o cachorro já havia sido abatido e o resgate ainda não havia chegado.
O ataque aconteceu no domingo 22/01 aproximadamente as 17h em Curitiba, na Av. Presidente Wenceslau Braz, de frente com a cancha de basquete, para quem conhece, a famosa 'casinha'.
Pesquisamos a respeito daquele cão e foi a segunda vez que ele atacava, o primeiro ataque foi no irmão do cara que esta no video, o cachorro dilacerou o seu rosto e mesmo assim não foi tomadas providência a respeito do cão. 
Outra coisa, quando a gente chegou cara tinha um pedaço de pau do lado, o que indica que ele teria batido no cão ou já teria entrado dentro do canil com a intenção de se defender ou que já saberia dos riscos.
As hienas podem ser criadas por humanos, e os pitbulls  por quem?
O pitbull é um totó






perto de uma hiena Africana