A partir do dia 1º de novembro, as câmeras do canal Animal Planet acompanham um grupo que combate o extermínio de rinocerontes em enfrentamento direto com uma rede de contrabando dos animais selvagens. Os registros vão ao ar nos três episódios da minissérie “Luta pelos Rinocerontes (Rhino Wars)”, sempre às 22h das sextas-feiras.
Nos últimos quatro anos, mais de dois mil rinocerontes foram sacrificados na África do Sul, país onde vivem 80% dos indivíduos da espécie e que é palco de uma verdadeira batalha pela proteção destes animais.
Estima-se que em 2013, mais 800 rinocerontes morrerão e que, em menos de uma década, eles poderão desaparecer completamente da África do Sul. O objetivo da caça predatória é a extração e venda dos chifres, que valem tanto quanto ouro no mercado ilegal.
Apesar dos esforços das autoridades sul-africanas, a situação tende a piorar. Os contrabandistas retiram com brutalidade os chifres dos animais e defendem seus lucros com armamento e violência.
Em um esforço conjunto com grupos locais, quatro americanos, ex-militares das operações especiais, estão dispostos a reverter o cenário trágico. Juntos, eles tentam acabar com o negócio sangrento que também custou a vida de centenas de defensores dos rinocerontes.
Os chifres são vendidos ilegalmente em países como Vietnã e China, onde acredita-se que tenham propriedades medicinais, embora não haja qualquer comprovação científica. No mercado ilegal, um chifre de rinoceronte vale até US$ 500 mil
Luta pelos rinocerontes é uma minissérie produzida pela Aquavision TV Productions e pela NHNZ (Natural History New Zealand) para o Animal Planet .
Nenhum comentário:
Postar um comentário