Greepeace

Greepeace

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Guerra

As nações do Ártico se preparam para levar adiante conflitos no local. Como mostrou o Wikileaks, os EUA já mencionaram o aumento das ameaças militares no Ártico; e a Rússia prevê uma intervenção armada" "no futuro.

Desktop_military
A ameaça futura de guerra no Ártico é real. Países ao redor da região estão comprando submarinos, caças e quebra-gelos de propulsão nuclear para fazer valer suas reivindicações à força. Tanto a Rússia quanto a Noruega já anunciaram ""batalhões árticos para lutar pelos seus interesses". Além da crescente militarização, seis países tentam anexar partes do Ártico não reinvidicadas - incluindo o polo Norte - como seu território nacional. Essa área atualmente pertence a todos nós. Vamos mantê-la assim e decretar um santuário global no alto Ártico, em nome de toda a vida na Terra.

Derretimento do gelo do Ártico

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo rapidamente. Nos últimos 30 anos, perdemos três quartos das calotas polares.

Desktop_arctic-in-danger
Por mais de 800 mil anos, o gelo do Ártico é um elemento permanente do oceano. Ele está derretendo por causa do uso de combustíveis fósseis e, em um futuro próximo, o Ártico pode ficar sem gelo pela primeira vez desde que os humanos pisaram na Terra. Isso seria devastador não só para o ecossistema local, como ursos polares, narvais, morsas e outras espécies que vivem lá, mas também para o resto do mundo. O gelo no topo do mundo reflete muito do calor do Sol de volta para o espaço e, assim, mantém todo o nosso planeta resfriado, estabilizando os sistemas climáticos dos quais dependemos para cultivar alimentos. Proteger o Ártico significa proteger a todos nós.